A história da empresa Strofilia começou em 1980 quando dois amigos e colegas, os engenheiros Giannis Maltezos e Achilleas Lampsidis, decidiram plantar videiras na propriedade da família Maltezou, localizada em Tourkochorafo, perto de Anavyssos, Ática. Eles selecionaram castas estrangeiras com o objetivo de produzir um vinho superior. Ao mesmo tempo, repararam o lagar antigo e prensaram sua primeira safra utilizando métodos tradicionais. O vinho foi engarrafado e denominado Strofilia. As duas variedades de vinho foram calorosamente recebidas pelo mercado e levaram a uma maior produção e utilização do potencial existente na área, em outras palavras, as variedades Savatianó e Rhodítis.
Em 1985, outro amigo, o químico Vassilis Vlachos, juntou-se à empresa Strofilia. Uma pequena e moderna vinícola foi construída em 1988 na propriedade de Giannis Maltezos, melhorando a qualidade dos produtos e ajudando a impulsionar a produção e a cooperação ampliada com os vinicultores de Anavyssos. Desde 2004, a nova Vinícola Strofilia (Anavyssos) tem sido o centro de produção dos vinhos brancos Strofilia. Ela é adornada tanto por dentro quanto por fora por obras de arte feitas por artistas modernos, e inclui dezenas de cubas, áreas de armazenamento com condições apropriadas para o vinho e uma área de recepção independente para os visitantes onde são realizadas degustações de vinho e outros eventos relacionados ao vinho.
Vinhedos em Ática.
Os vinhedos em Anavyssos, Ática, produzem principalmente uvas Savatianó. Com uma ênfase especial no baixo rendimento por hectare, obtém-se uma melhor qualidade das uvas. O clima é bastante seco, com um inverno ameno, pouca chuva e um verão muito quente e seco. As variedades cultivadas ali incluem Cabernet Sauvignon, Savatianó, Assyrtiko e Ugni Blanc. A Vinícola Strofilia (Nemea) está localizada em Asprokambos a uma altitude de 800 m e é o centro de produção dos vinhos Strofilia tintos e brancos do Peloponeso. Foi construída em 2000 com o objetivo de utilizar as variedades locais e melhorar a qualidade dos vinhos. As instalações produzem vinho a partir de uvas da variedade Agiorgitiko que prosperam na região, bem como uvas da variedade Rhoditis branca cultivadas no planalto da montanha Mamousia, nas proximidades. Ao mesmo tempo, a equipe de enólogos da Strofilia está aplicando novos métodos de vinificação, pesquisando os resultados da utilização de uma variedade de materiais (diferentes barricas) e técnicas, prevendo novos produtos à base de uvas e estudando formas de produzi-los.
Vinhedos em Peloponese.
Os vinhedos onde a variedade Agiorgitiko é cultivada principalmente estão localizados na zona montanhosa de Nemea, no vilarejo de Asprokambos. A variedade Rhoditis é cultivada em vinhedos na montanha Egialia, no planalto de Mamousia, onde o mesoclima ideal permite que as uvas desenvolvam seu potencial. Os verões são quentes e secos, enquanto os invernos são rigorosos, com grande pluviosidade. Além de Rhoditis, também são cultivados Chardonnay, Viognier, Syrah, Cabernet Sauvignon e Merlot.